sábado, 7 de junho de 2014

Momento político chama a atenção

Em cinco de outubro acontece a eleição para novos deputados estaduais e federais, governadores, presidente do país e senadores.   Para os três primeiros cargos, a eleição é majoritária, ganhando quem tem mais voto. No caso dos deputados, no entanto, o sistema é proporcional, e os escolhidos são definidos após muitos cálculos. Deputado federal é o representante eleito para a Câmara dos Deputados, uma das duas casas do poder legislativo federal no Brasil.

Deputado estadual, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, é o representante popular estadual, eleito pelo sistema proporcional, no qual se leva em conta a votação da legenda (partido político ou coligação de partidos), para a definição do número de candidatos eleitos pela mesma, e a votação obtida pelo candidato, para determinar-se quais candidatos de cada legenda ocuparão as vagas pela mesma conquistadas. Deputado Estadual é o nome dado ao agente político, enquanto o órgão correspondente é a Assembléia Legislativa Estadual, órgão superior do Poder Legislativo de cada Estado.

Compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição Federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte para confecção de nova Constituição.

Redes sociais
E, nas redes sociais, já teve início as postagens que alertam a população para a escolha de seus candidatos. Erroneamente, o eleitor (dentro de um percentual considerável), escolhe o seu representante, seja para a administração do seu estado, como governador, seus deputados estaduais, federais, senadores e até mesmo para a presidência do país, de uma maneira muito vaga. Não conhecem o trabalho de seu representante, projetos, objetivos políticos, trabalho que pretende desenvolver em favor de seu povo, a vida pregressa deste candidato. E o resultado são quatro anos de frustração e abandono. Esta não é uma regra. Mas deixam milhares de brasileiros desolados, inconformados ao observarem no noticiários tanta corrupção, abandono e descaso. E isto acontecendo nos setores essenciais, como a saúde, segurança, educação e moradia. Temas de discursos já banalizados, é verdade, mas tem que ser revistos e repensados pelo nosso povo para, quem sabe um dia, acontecer uma mudança. Nas redes sociais, são inúmeras postagens refentes ao assunto e, é oportuno ficarmos atentos à estas manifestações, que na verdade sempre são assinadas por pessoas que sabem o que estão declarando em suas postagens. Um desses post que chamou a atenção, foi de uma pessoa conhecida nas redes sociais e que gerou várias manifestações: ''Políticos e companhia não se ofendam, é a pura realidade:
Como tem político em eventos (de todo tipo e gênero) de um tempo para cá!
Estamos no meio da corrida política novamente, como diz uma amiga, ficam quatro anos sem saber o que é uma máquina de fotografia, nem dão as caras na comunidade e de repente até montagem no Photoshop já aprenderam a fazer. (Ou melhor utilizam dos serviços dos assessores, afinal são pagos para bajular e defender 'os seus'.
Políticos, pensem não nos 'seus', mas em toda comunidade. Apareça, venha ver o que está acontecendo e principalmente lute pelos nossos pedidos, os quais vocês tem deixado apenas as costas para nós''. Vamos, portanto,
 ficar atentos e garantir nosso voto de maneira que haja mudança nesse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário