segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Nota de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Ladislau Biernaski



“O consolo que nos ampara nesta hora é contemplar, de forma agradecida, a vida de um homem justo”, afirma dom Leonardo Steiner, em nota de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Ladislau Biernaski, bispo de São José dos Pinhais (PR), falecido na manhã desta segunda-feira, 13 de fevereiro.

Confira a nota:
Nota de pesar pelo falecimento de dom Ladislau Biernaski
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pela morte de dom Ladislau Biernaski, do bispo de São José dos Pinhais (PR), ocorrido na manhã desta segunda-feira, dia 13 de fevereiro.
Nossa fé em Cristo nos leva a renovar com os familiares, os irmãos e as irmãs da diocese de São José dos Pinhais, a certeza da ressurreição. O consolo que nos ampara nesta hora é contemplar, de forma agradecida, a vida de um homem justo.
O ministério episcopal de dom Ladislau foi marcado pela inteira dedicação à pastoral e ao povo. Esteve presente e atuante de 1979 até 2006, como bispo auxiliar de Curitiba (PR). Acompanhou, em nome de nossa Conferência, as ações das Pastorais Sociais no Brasil, como a Pastoral Operária e a Comissão Pastoral da Terra, da qual foi vice-presidente de 1997 a 2003, e era seu atual presidente. Acompanhou a Pastoral Carcerária e a Pastoral do Menor. Também prestou relevantes serviços no Regional Sul 2.
“Ele é a nossa paz”, foi seu lema episcopal e hoje é a nossa expressão de confiança ao reconhecer a firme atuação de Dom Ladislau em favor do Reino de Deus. Neste momento, unimos-nos a todos os que rezam em ação de graças pela sua vida.
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB




O prefeito Ivan Rodrigues lamenta a morte do Bispo da Diocese de São José dos Pinhais, Dom Ladislau Biernaski. Ele estava internado há pouco mais de uma semana por conta de um câncer e, devido à múltipla falência dos órgãos, veio a óbito nesta segunda-feira (13), aos 74 anos.

Dom Ladislau foi nomeado Bispo de São José dos Pinhais em 06 de Dezembro de 2006 e também foi responsável por diversas Pastorais Sociais no Brasil, como a Pastoral Operária, Comissão Pastoral da Terra (onde foi vice-presidente de 1997 a 2003 e até então presidente), Pastoral Carcerária (1979) e Pastoral do Menor (1988). Em sua larga atuação no Regional Sul 2, foi membro da presidência (1999) e secretário executivo (2007).

“Dom Ladislau Biernaski vai deixar saudades não só para a religião católica, mas também em todos os projetos que atuou dentro de toda região que compreende a Diocese”, afirma Ivan Rodrigues. O corpo do Bispo será velado hoje na Catedral de São José dos Pinhais a partir das 19h. A missa de corpo presente será na quarta-feira (15) às 9h, seguida pelo sepultamento. O prefeito Ivan Rodrigues decretou três dias de luto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário