sexta-feira, 18 de julho de 2014

Hospital São José inaugura banco de sangue




Uma solenidade na manhã desta sexta-feira (18) marcou a inauguração do banco de sangue do Hospital São José, em São José dos Pinhais, que passa a funcionar a partir de hoje como uma agência transfusional, em parceria com o Hemepar.

O novo setor é responsável pelo armazenamento e realização de exames pré-transfusionais e seus derivados. “O banco vai permitir que transfusões de sangue sejam realizadas com rapidez e segurança, e também vai oferecer mais facilidade para os são-joseenses que desejam doar sangue”, disse Paulo Roberto Hatschbach, diretor da Hemepar.

Na ocasião, o hospital também recebeu um tomógrafo 3D de 16 canais, com tecnologia de ponta. “Em São José dos Pinhais temos indústrias modernas, que utilizam os equipamentos mais modernos do mercado mundial. Com  a saúde não poderia ser diferente e buscamos o que há de mais moderno para o hospital”, disse o prefeito Luiz Carlos Setim.

O equipamento, que custa pouco mais de R$ 1 milhão, é a mais nova e importante ferramenta para o trabalho da equipe médica que atende pacientes do município e de cidades vizinhas. Com o aparelho é possível fazer "cortes" na imagem que será analisada, dando assim extrema precisão para encontrar condições anormais durante um exame.

Banco de sangue vai permitir transfusões rápidas e seguras no Hospital São José
Banco de sangue vai permitir transfusões rápidas e seguras no Hospital São José - Foto: Davi Oliveira / VR News
O diretor do hospital São José, Giovani de Souza, explicou os investimentos e melhorias estão sendo implantados gradativamente. “É um investimento na ordem de R$ 2 milhões e que vai beneficiar muitas pessoas. Com esses benefícios, o Hospital São José reforça sua imagem de referência em trauma em toda a região”, disse o diretor.

Atualmente o hospital registra uma média de 4 mil atendimentos por mês e tem uma lista de aproximadamente 500 pessoas que aguardam cirurgias eletivas ( quando o paciente não está sob o risco de morte imediata ou sofrimento intenso, podendo ser efetuada em data agendada).

“No próximos meses serão entregues quase 50 leitos, o que vai elevar de 167 para 210 o número de leitos do Hospital São José. Na reforma que está planejada, o local onde hoje é recepção terá 21 novos leitos. Há um novo projeto para o hospital, arrojado e necessário, mas enquanto isso vamos melhorando o espaço que já existe”, explicou Giovani.

O evento também marcou a entrega de um novo aparelho de ultrasom com mais de 16 novos exames; a total informatização do hospital com a entrega de 150 computadores; 10 leitos pós cirúrgicos, o que permitirá 25 novas cirurgias eletivas por semana, além de dois novos aparelhos de eletrocardiograma.

Para o prefeito Setim, a saúde é um dos grandes desafios de São José dos Pinhais.  “Temos grandes problemas na saúde, mas com os investimentos certos, colaboração dos deputados e projetos aprovados pelos nosso vereadores, podemos diagnosticar os problemas mais urgentes e agir. Na saúde temos os investimentos mais urgentes e mais reivindicados. São José investe 27,5% do orçamento na saúde, um número maior do que é lei exige e pretendemos continuar neste caminho”, concluiu o prefeito.

Autoridades políticas, secretários municipais e vereadores, além de médicos e servidores participaram da solenidade de entrega.


Fonte: VRNews, Tânia Jefferson
Fotos: Davi Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário