
O boletim mostra que o Paraná teve mais 172 casos da doença confirmados ao longo da última semana: um aumento de 29,2% em relação aos que estavam registrados até a semana anterior. Com isso, já são 760 paranaenses contaminados com a gripe A, dos quais, 23 perderam a vida. Três óbitos foram registrados em São José dos Pinhais.
Para o membro da comissão da Comissão Estadual de Infectologia , Moacir Pires Ramos, a situação está sob controle. “A situação epidemiológica apresentada não se compara a de 2009, pois aprendemos muito com a pandemia vivenciada naquele ano. Hoje sabemos que a gripe e as síndromes respiratórias, de um modo geral, matam. No entanto, temos além da vacina para os grupos prioritários, o tratamento (antiviral oseltamivir) à disposição para qualquer paciente que tenha síndrome gripal”.
De acordo com o informe divulgado nesta segunda-feira, das 23 mortes, 20 ocorreram em pacientes que tinham doenças crônicas, como tuberculose, asma grave, paralisia cerebral, obesidade, entre outros. Os outros três pacientes morreram porque adiaram a procura por assistência.
guiasjp.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário