quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dilma Rousseff e Luciano Ducci anunciam o Metrô Curitibano

Na foto/montagem, a avenida República Argentina, década de 1950
em foto de Cid DSestefani e o metrô que estará circulando em breve
pela via principal do bairro Portão.
A presidenta Dilma Rousseff e o prefeito Luciano Ducci anunciam nesta quinta-feira (13), no Salão de Atos do Parque Barigui, às 15h, os investimentos para as obras do Metrô Curitibano. O governador Beto Richa e outros ministros participarão da solenidade.
"O Metrô Curitibano é mais um avanço de um sistema de transporte que é referência para o mundo, e será um novo marco para o desenvolvimento da nossa cidade", diz Luciano Ducci. "É, também, uma conquista que mostra o poder de articulação dos curitibanos em todos os níveis, Prefeitura, Governo do Estado, União e sociedade civil, todos juntos, trabalhando neste importante projeto para a cidade".
A solenidade não será aberta ao público. Após o evento, haverá entrevista coletiva com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, também no Salão de Atos, por volta de 16h30. O presidente do Ippuc, Clever Almeida, e o secretário estadual do Planejamento, Cassio Taniguchi, participarão da coletiva.
Linha Azul
A primeira linha do Metrô Curitibano é a Linha Azul, ligando o extremo Sul da cidade (CIC), ao Norte (Santa Cândida). As duas pontas da Linha Azul são portas de integração com a Região Metropolitana, municípios já beneficiados com a Rede Integrada de Transporte.
A primeira etapa da Linha Azul do metrô terá 14,2 quilômetros de extensão, ligando o extremo sul ao centro da cidade. Neste trecho, estarão 13 estações desde a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, até a Rua das Flores, no Centro. O investimento nesta etapa do Metrô Curitibano será de R$ 2,25 bilhões.
Recursos
A Prefeitura de Curitiba inscreveu o projeto do Metrô Curitibano no Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC da Mobilidade) do Governo Federal. A proposta da cidade atendeu aos requisitos exigidos e está adequada às diretrizes estabelecidas pelo governo por ser um projeto estruturante, ter relação com os Planos Diretor e de Mobilidade Urbana, demanda suficiente, promover o aumento da capacidade de transporte, a integração com outros modais e também com a Região Metropolitana de Curitiba.
No PAC da Mobilidade, Curitiba foi contemplada com cerca de R$ 1 bilhão a fundo perdido. A composição financeira será completada numa parceria com o Governo do Paraná, que investirá R$ 300 milhões, e mais recursos advindos de financiamentos e de parceria público-privada. Outros R$ 250 milhões são esperados através de isenção de ICMS.
Frota
A frota do metrô na primeira etapa será de 18 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado. Na primeira fase, o metrô vai ter condições de transportar 400 mil passageiros por dia num sistema rápido, seguro, sem interferências, não poluente e com menos ruído.
Sistemas construtivos
O Metrô Curitibano usará três sistemas construtivos ao longo dos 22,4 quilômetros da Linha Azul completa: Elevado, Cut and cover (túnel raso) e Túnel NATM (New Austrian Tunneling Method).
No primeiro trecho, na região da CIC, o metrô será em sistema elevado numa extensão de 2,2 quilômetros.
Em seguida, 7,3 quilômetros serão construídos pelo sistema de Túnel Raso, com profundidade de até 17 metros. Esse sistema segue até perto da estação Água Verde.
O método construtivo nesse sistema consiste da execução das paredes laterais, seguida da remoção da terra e só então a construção das estruturas definitivas, como paredes, lajes e pilares.
A parte mais profunda do sistema terá 12,9 quilômetros, com profundidade entre 17 e 35 metros. Esse sistema seguirá da estação Água Verde até o Centro na primeira fase e até o Terminal Santa Cândida, na segunda fase.
Estações
Das 21 estações da Linha Azul, somente uma será elevada, a Estação CIC -SUL, primeira estação após o pátio de manobra. Esta estação ficará localizada na BR-476 entre a Rua Nicola Pellanda e a Rua Izaac Ferreira da Cruz. No local será construído um terminal de integração, com o objetivo de aliviar os Terminais Pinheirinho e Capão Raso.
O primeiro nível dessas estações, além do acesso dos passageiros, c o n t a r á com um amplo estacionamento para veículos e bicicletas. O objetivo é criar atrativo de integração para atrair motoristas de carros para o novo modal.
Canaletas viram Boulevard para pedestres e ciclistas
Com a implantação do metrô sob as canaletas, hoje exclusiva para o tráfego dos biarticulados do sistema expresso, o espaço onde passam ônibus será destinado para uso das pessoas. As canaletas serão transformadas num boulevard, com calçadão de pedestre, ciclovia, paisagismo especial com flores e arborização e implantação de equipamentos de lazer.
(Bruna Alcantara)

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