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Na foto/montagem, a avenida República Argentina, década de 1950 em foto de Cid DSestefani e o metrô que estará circulando em breve pela via principal do bairro Portão. |
"O Metrô Curitibano é mais um avanço de um sistema de transporte que é referência para o mundo, e será um novo marco para o desenvolvimento da nossa cidade", diz Luciano Ducci. "É, também, uma conquista que mostra o poder de articulação dos curitibanos em todos os níveis, Prefeitura, Governo do Estado, União e sociedade civil, todos juntos, trabalhando neste importante projeto para a cidade".
A solenidade não será aberta ao público. Após o evento, haverá entrevista coletiva com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, também no Salão de Atos, por volta de 16h30. O presidente do Ippuc, Clever Almeida, e o secretário estadual do Planejamento, Cassio Taniguchi, participarão da coletiva.
Linha Azul
A primeira linha do Metrô Curitibano é a Linha Azul, ligando o extremo Sul da cidade (CIC), ao Norte (Santa Cândida). As duas pontas da Linha Azul são portas de integração com a Região Metropolitana, municípios já beneficiados com a Rede Integrada de Transporte.
A primeira etapa da Linha Azul do metrô terá
Recursos
A Prefeitura de Curitiba inscreveu o projeto do Metrô Curitibano no Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC da Mobilidade) do Governo Federal. A proposta da cidade atendeu aos requisitos exigidos e está adequada às diretrizes estabelecidas pelo governo por ser um projeto estruturante, ter relação com os Planos Diretor e de Mobilidade Urbana, demanda suficiente, promover o aumento da capacidade de transporte, a integração com outros modais e também com a Região Metropolitana de Curitiba.
No PAC da Mobilidade, Curitiba foi contemplada com cerca de R$ 1 bilhão a fundo perdido. A composição financeira será completada numa parceria com o Governo do Paraná, que investirá R$ 300 milhões, e mais recursos advindos de financiamentos e de parceria público-privada. Outros R$ 250 milhões são esperados através de isenção de ICMS.
Frota
A frota do metrô na primeira etapa será de 18 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado. Na primeira fase, o metrô vai ter condições de transportar 400 mil passageiros por dia num sistema rápido, seguro, sem interferências, não poluente e com menos ruído.
Sistemas construtivos
O Metrô Curitibano usará três sistemas construtivos ao longo dos
No primeiro trecho, na região da CIC, o metrô será em sistema elevado numa extensão de
Em seguida,
O método construtivo nesse sistema consiste da execução das paredes laterais, seguida da remoção da terra e só então a construção das estruturas definitivas, como paredes, lajes e pilares.
A parte mais profunda do sistema terá
Estações
Das 21 estações da Linha Azul, somente uma será elevada, a Estação CIC -SUL, primeira estação após o pátio de manobra. Esta estação ficará localizada na BR-476 entre a Rua Nicola Pellanda e a Rua Izaac Ferreira da Cruz. No local será construído um terminal de integração, com o objetivo de aliviar os Terminais Pinheirinho e Capão Raso.
O primeiro nível dessas estações, além do acesso dos passageiros, c o n t a r á com um amplo estacionamento para veículos e bicicletas. O objetivo é criar atrativo de integração para atrair motoristas de carros para o novo modal.
Canaletas viram Boulevard para pedestres e ciclistas
Com a implantação do metrô sob as canaletas, hoje exclusiva para o tráfego dos biarticulados do sistema expresso, o espaço onde passam ônibus será destinado para uso das pessoas. As canaletas serão transformadas num boulevard, com calçadão de pedestre, ciclovia, paisagismo especial com flores e arborização e implantação de equipamentos de lazer.
(Bruna Alcantara)
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